quarta-feira, 21 de março de 2012

Maturar o viver

Dizem que com o passar dos anos
As pessoas vão ganhando maturidade,
Vão aprendendo a viver e conviver,
Absorvendo as lições que a vida oferece.
É como colher o fruto maduro
Na hora exata, perfeita.
Eu devo estar andando ao contrário
- penso eu -  ou até de trás pra frente.
Quanto mais eu amadureço
E passo pelas provações que me cabem,
Menos eu entendo a vida, o mundo, as pessoas,
Menos eu entendo de mim mesmo.
Por vezes esqueço quem eu sou,
O que eu quero, quais são os meus sonhos.
Perco-me nesse emaranhado de gente
Indigente, exigente, inteligente,
Que mal sabe de onde veio,
E muito menos aonde quer chegar,
Que muito viveu e pouco extraiu da vida.
Diante desse caloroso universo frio
Tenho apenas uma certeza plausível:
Maduro é só o mundo e o fruto,
Nós, homens mortais e finitos
Estamos constantemente
Amadurecendo.

(Wendel Valadares)


Um comentário:

  1. num processo de vivencia e convivencia,amadurecemos tiramos akilo que não nos cabe mais,adequamos aquilo que precisa em nós,fazemos escolhas,aprendemos,choramos,sorrimos,amamos,sofremos e tudo isso vai nos servindo de bagagem pra deixarmos por ai pelo caminho partes de nós afim de que floresça pela estrada dos que virão...

    ResponderExcluir